Segunda-feira, 24 de Junho de 2019

Buscar  
Social

Publicada em 07/12/18 às 12:51h - 112 visualizações
LANÇAMENTO DO LIVRO '' A IMPLANTAÇÃO DA GRENDENE EM SOBRAL
REFLEXÕES HISTÓRICAS, SOCIAIS E ECONÔMICAS PELAS EDIÇÕES UVA

Vitalidade | Rádio e TV


 (Foto: Vitalidade | Rádio e TV)
Nesta terça-feira (04-12-2018), o Espaço de Eventos da Grendene em Sobral foi palco do lançamento do livro das Edições UVA, A implantação da Grendene em Sobral: reflexões históricas, sociais e econômicas, organizado pela Vice-Reitora da UVA, Profa. Dra. Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque e a Psicóloga Mestra e Coordenadora de Desenvolvimento Humano da Grendene, Ana Lívia Pongitori Gifoni Rangel.

O Diretor Industrial, Nelson Rossi, recepcionou os autores e convidados e, juntamente com Lívia Rangel, abriu os trabalhos com a descontração característica dos eventos da empresa. Em seguida, o Reitor da UVA, Dr. Fabianno Carvalho, destacou a importância da peça editorial da universidade e a Vice-Reitora Dra. Izabelle Albuquerque, falou em nome dos autores, lembrando que a ideia de um livro sobre a implantação da Grendene surgiu quando fora orientadora de mestrado da dissertação de Lívia Rangel, co-organizadora da obra.



Dividido em oito capítulos, o livro (que em breve estará disponível em e-book) inicia-se com o contexto antecedente à implantação da empresa, no qual o Dr. Herbert Frota discorre sobre a História da indústria calçadista e da indústria sobralense até 1994, seguido do artigo dos arquitetos Edison Aragão e Herbert Rocha sobre os impactos da implantação e crescimento da Grendene na infraestrutura urbana de Sobral e do texto do ex-Ministro da Fazenda, Maílson da Nobrega, que traz uma visão nacional do desenvolvimento da indústria a partir de suas origens e projeta cenários de futuro para a economia brasileira.



Os autores da segunda metade da coletânea pautam-se em uma visão mais humanista local, discorrendo sobre as contribuições da Grendene na expansão do conhecimento na zona norte do Ceará, da lavra do Reitor da UVA, Dr. Fabianno Carvalho e da Vice-Reitora Dra. Izabelle Albuquerque; sobre a integração entre as culturas gaúcha e cearense, pelas psicólogas Solange Melo Soares e Ana Lívia Gifoni Rangel. O conceito de sustentabilidade da Grendene, um dos casos apresentados na tese de doutorado da profa. Salvelina Lourenço e seu orientador Dr. José Milton de Sousa Filho é tratado no sexto capítulo da obra. Sobre as colaborações da Grendene para a promoção da saúde do trabalhador escreve o prof. Dr. Vicente Pinto, Diretor de Centro da UFC em Sobral. Encerrando a coletânea, o Pe. João Batista Frota, referência de trabalho social e humanitário, traz comovente testemunho que revela o papel da empresa como importante instrumento de combate à fome e à pobreza.

Foi uma noite memorável, com a presença de pessoas que de um modo ou de outro fazem parte da Grendene. Pessoas que fazem a diferença na sociedade e, sobretudo, fazem a Grendene ser o que é.


Fonte: Herbert Rocha
Relações Públicas da Grendene S/A para Sobral
twitter: aurionarq
Instagram:  aurionarquitetura



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
Hora Certa

Baixe nosso Aplicativo
Equipe
  • Tony Jose

    Fone:

    Nascido em SobralCE, em 09/05/1975, iniciou os estudos na Escola Profissional São Jose (Mons. Aloysio Pinto) no ano de 1984. Ingressou na radiofonia no ano de 2011 com passa...

    veja mais...

Redes Sociais


Mural de Recados



Sem Recados no momento
Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 106407 Usuários Online: 32


Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Parceiros






Grupo Vitalidade - Associação Beneficente e Cultural Vitalidade
Copyright (c) 2019 - Vitalidade | Rádio e TV - Todos os direitos reservados