Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018

Buscar  
Saúde

Publicada em 25/01/16 às 15:43h - 294 visualizações
Ministro da Saúde convoca gestores estaduais e municipais para o combate ao Aedes aegypti

Vitalidade | Rádio e TV


 (Foto: Vitalidade | Rádio e TV - Divulgação)

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, participou na manhã de quarta-feira (20), em Brasília, da abertura do Conselho Nacional de Representantes Estaduais, o CONARES. A reunião contou com a presença de aproximadamente 140 gestores municipais. Esse é o principal momento em que representantes do setor se reúnem para debater e executar políticas públicas voltadas para aperfeiçoar o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios.

Durante o evento, o ministro orientou a todos os gestores municipais e estaduais redobrarem as ações de combate e eliminação do mosquito Aedes aegypti. Além de pedir para mobilizar a população sobre os cuidados com o vetor por conta da situação de emergência em saúde pública de importância nacional que o país vive em relação ao surto do Zika vírus e os casos suspeitos de microcefalia. 

"Não é um problema só dos governos federal, estadual e municipal. É um problema da sociedade. Precisamos mobilizar toda população para combater essa situação. Se cada um fizer a sua parte, juntos podemos eliminar o Aedes aegypti e garantir a sua eliminação", ressaltou o ministro Marcelo Castro. Ele ainda destacou que gestos simples podem mudar e impedir a proliferação do mosquito, tais como, verificar o armazenamento de água em suas casas, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso, que possam acumular água e virar um possível criadouro do mosquito transmissor.

O governo federal mobilizou 19 ministérios e outros órgãos federais para atuar conjuntamente neste enfrentamento, além da participação dos governos estaduais e municipais. Com isso, as visitas a residências para eliminação e controle do vetor ganharam o reforço das Forças Armadas e de mais de 266 mil agentes comunitários de saúde, além dos cerca de 44 mil agentes de endemias que já atuavam regularmente nessas atividades. A orientação é para que esse grupo atue, inclusive, na organização de mutirões de combate ao mosquito em suas regiões.

Fonte: jcorreiodopovo




Hora Certa

Baixe nosso Aplicativo
Equipe
  • Tony Jose

    Fone:

    Nascido em SobralCE, em 09/05/1975, iniciou os estudos na Escola Profissional São Jose (Mons. Aloysio Pinto) no ano de 1984. Ingressou na radiofonia no ano de 2011 com passagens ...

    veja mais...

Redes Sociais


Mural de Recados



Sem Recados no momento
Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 60129 Usuários Online: 43


Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Parceiros




Grupo Vitalidade - Associação Beneficente e Cultural Vitalidade
Copyright (c) 2018 - Vitalidade | Rádio e TV - Todos os direitos reservados